terça-feira, 3 de setembro de 2024

Discurso do Mestre Geral da Ordem dos Pregadores - dia 03/09/2024

 

Ordo Praedicatorum

Discurso do Mestre Geral da Ordem dos Pregadores, 

- Sobre a Eleição de um Papa pela Igreja Palmariana:

Caros irmãos e irmãs em Cristo,

É com profunda preocupação que nos reunimos hoje para refletir sobre um acontecimento que ameaça a unidade e a verdade da nossa fé católica. Refiro-me à recente eleição de um novo papa pela chamada "Igreja Palmariana". Esta eleição, embora realizada sob o pretexto de autenticidade espiritual, é uma clara manifestação de erro e desvio da verdadeira fé católica.

Este novo "papa", que se apresenta como líder de uma Clero, é um conhecido defensor do modernismo, uma heresia que tem sido condenada por muitos papas e santos ao longo da história da Igreja. São Vicente de Lérins, em seu Commonitorium, nos ensinou que a verdadeira fé é aquela que é crida "sempre, em todos os lugares e por todos". O modernismo, no entanto, busca adaptar essa fé às modas e aos caprichos do mundo, distorcendo as verdades imutáveis que nos foram transmitidas pelos Apóstolos.

Além disso, este cardeal eleito é um seguidor declarado da Teologia da Libertação, uma ideologia que, embora se apresente como uma defesa dos pobres, na verdade subverte o Evangelho de Cristo, transformando-o em uma ferramenta para promover divisões e conflitos dentro da Igreja. Como nos ensinou o grande Papa Leão XIII em sua encíclica Rerum Novarum, a verdadeira solução para as questões sociais está na aplicação dos princípios cristãos de caridade e justiça, e não na politização da fé.

É igualmente preocupante o fato de que este novo líder da Igreja Palmariana é um conhecido perseguidor da Tradição. Sob seu comando, aqueles que buscam viver e preservar a liturgia tradicional, as devoções e os ensinamentos imutáveis da Igreja têm sido marginalizados e, em muitos casos, abertamente perseguidos. Ele sempre esteve associado a uma "panelinha de poder" dentro da estrutura eclesiástica que, por meio de manobras e conluios, promove uma agenda que se opõe frontalmente à verdadeira fé católica.

Santo Atanásio, em sua luta contra a heresia ariana, afirmou: "Eles têm os edifícios, nós temos a fé." Essas palavras ecoam em nossos corações hoje, enquanto enfrentamos mais uma tentativa de fragmentar a Igreja de Cristo. Não podemos reconhecer a legitimidade de uma eleição que é, em essência, uma afronta direta à Tradição e à verdade da fé.

São Tomás de Aquino nos ensinou que a autoridade na Igreja está ao serviço da verdade. Quando aqueles que detêm essa autoridade se desviam da verdade, como é o caso deste papa da Igreja Palmariana, sua liderança se torna ilegítima aos olhos de Deus e da verdadeira Igreja. Devemos lembrar que a verdadeira Igreja de Cristo é Una, Santa, Católica e Apostólica, e não pode ser dividida ou deformada por aqueles que buscam o poder em detrimento da verdade.

Peço a todos os fiéis que permaneçam firmes na fé que nos foi transmitida pelos santos e doutores da Igreja. Não se deixem enganar por aqueles que, com palavras suaves, procuram desviá-los do caminho da salvação. Rezem pela conversão dos que se encontram em erro, e mantenham-se fiéis à verdadeira Igreja, aquela que permanece sempre fiel ao ensinamento de Cristo e dos Apóstolos.

Que Nossa Senhora, a Virgem Imaculada, interceda por nós e proteja a Santa Igreja de todas as heresias e divisões. Que São Domingos, nosso pai espiritual, nos guie e fortaleça nesta luta pela verdade.

Amém.

Discurso escrito por mim, sob o meu selo e assinatura, aos 03 dias do mês de setembro, do ano de Nosso Senhor 2024.

Atanasio Guimarães

Mestre Geral da Ordem dos Pregadores

In Veritate et Caritate






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resposta da Ordem dos Pregadores a Igreja Palamariana

  O rdo  P raedicatorum R esposta a Igreja Palmariana Resposta da Ordem dos Pregadores a Igreja Palamariana Em nome da Verdade, que é Cristo...